EDUCADORA: Patrícia Conceição dos Santos
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DESCOBRINDO E APRENDENDO COM O JOGO
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: Pensamento Lógico Matemático
JUSTIFICATIVA: Neste momento as crianças estão construindo o conceito de número e trabalhar com os jogos podem levá-los a desenvolverem o raciocínio lógico e o pensamento operativo além de proporcionar momentos de interação e aprendizagem, pois trabalham com o desafio.
OBJETIVOS:
· Conhecer diversos jogos e compreender as suas regras;
· Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o jogo;
· Desenvolver o pensamento operativo;
· Possibilitar momentos de interação do grupo.
TEMPO PREVISTO: 3 meses – 3 a 4 vezes na semana
FAIXA ETÁRIA: 4 e 5 ANOS
TURMA: PRÉ
MATERIAL: Jogos construídos com as crianças:
· Percurso: Colhendo no Pomar. Materiais: tabuleiro com papel cartaz, tampinha de garrafa pet, E.V.A. papel sulfite, canetinha, imagens de frutas, cola e tesoura.
· Preenchimento: Jogo da Tartaruga. Materiais: tabuleiro com papel cartaz, tampinha de garrafa pet, canetinha, cola e tesoura.
· Jogo da memória: papel cartaz, figuras de animais e números, cola e tesoura.
· Estratégia: Jogo da velha: papel cartaz, durex colorido e tesoura.
· Boliche: garrafa pet, números, durex e tinta guache
MATERIAL DE ACERVO DA SALA E DO CMEI:
· Dominó, jogo da memória em madeira, jogo da tartaruga (indo pro mar).
· Software: kidsmart: computador disponível na sala.
DESENVOLVIMENTO: Inicialmente conversar com as crianças sobre a função dos números nos jogos, e explicar as regras. Jogar com a turma os jogos disponíveis e os construídos, para que possam aprender e saber como jogar e após o domínio do jogo deixá-los jogar em grupo apenas sob observação, intervir somente quando a criança solicitar ajuda. Essas atividades serão disponibilizadas em momentos de Cantos diversificados.
ETAPAS 1
Conversar com a turma e apresentar os jogos para as crianças existentes e prontos do acervo da sala e do CMEI (como: jogo da memória, dominó e jogo da tartaruga (indo pro mar), sendo um jogo por vez e em roda conversar sobre os jogos que já conhecem e quais sabem jogar.
ETAPA 2
Jogar esses jogos um a um primeiramente com grupos de 4 crianças para que conheçam melhor, saibam de suas regras e joguem com a intervenção da professora e educadora. Propor essa atividade em momentos de cantos diversificados para que outros grupos estejam envolvidos em outras propostas.
ETAPA 3
Apresentar todos os jogos do Kidsmart principalmente os do (MILLIE – Fábrica de biscoito, Máquina de números e Qual é seu número?) explicar como se joga, jogar com as crianças e deixá-los jogar para aprender, sendo 2 jogadores por vez podendo 2 observar fazendo o rodízio a cada 10 minutos por jogador.
ETAPA 4
Construir jogos com as crianças como jogos de percurso ( colhendo no pomar), de preenchimento( jogo da tartaruga), de estratégia ( jogo da velha) e jogos de memória e boliche, explicar as regras, jogar com os grupos que determina os participantes de cada jogo, e após o domínio deixá-los jogar sozinhos. Propor momentos onde as crianças possam expor suas idéias em criar regras para os jogos construídos.
ETAPA 5
Pedir para que as crianças registrem os jogos através de desenhos.
AVALIAÇÃO
Observar se as crianças conseguirão compreender as regras do jogo e se conseguirão jogar sem auxílio. Observar, através de registro, os avanços referentes ao pensamento operativo e se há compreensão da função dos números nos jogos proporcionados e após realizar pauta de observação verificando se os objetivos propostos foram atingidos.
REFERÊNCIAS
Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba: Educação Infantil, 2008
Encontro de formação: Semana de Estudos Pedagógicos 2011 – jogos matemáticos
Coleção Vai Começar a Brincadeira – Arnaldo Rodrigues, Margaret Presser, Marília Centurión, Sorel Silva. Editora FTD.
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